segunda-feira, 26 de julho de 2010

Crítica a 'Inception'




IMDb - 9.3/10

Metacritic - 74/100

Realização - Christopher Nolan

Género - Drama / Acção


"F0d@-s£ c@r4lh0!"

É mais ou menos assim que um gajo sai do cinema logo após ter visto este filme, que no mínimo, merece o estatuto de BRILHANTE!

A história do filme roda em volta de um perito (Di Caprio), Cobb, que entra nos sonhos das pessoas para extrair informações importantíssimas. Trabalha para quem pagar mais. Embora o 'como' de se entra no sonho de alguém nunca ser explocado, isso nem é dos factores mais importantes, pois o filme está assombrado por pormenores geniais, contados ao ínfimo detalhe, sobre os sonhos e tudo rodeado à sua volta.

Tem de haver um sonhador, um arquitecto, têm de estar no subsconsciente de alguém, quando uma pessoa morre num sonho acorda na realidade a menos que esteja sedada e blá blá, é impossível descrever todos os detalhes pelos quais Christopher Nolan foi responsável.



Para além da história genial, que roda em volta do passado e presente de Cobb, que pretende voltar para os seus filhos após concluir um último trabalho, a representação está muito bem feita.

DiCaprio, como sempre nos habituou, têm a sua performance num nível muito alto, mas destaco Joseph Gordon-Levitt, que interpreta Arthur e uma coisa vos digo... Este rapaz faz-me lembrar, e muito, o vencedor de Óscar e estrela no filme anterior a Inception, Dark Knight, Heath Ledger. Só um pensamento.

A cara linda, Ellen Page, também tem uma representação boa (assim como ela), e a sua personagem tem uma característica muito particular; não sorri durante o filme todo.

Marion Cottilard não surpreende, já demonstrou o seu valor em La vie en rose, com o papel de Mal, a mulher de Cobb, que o persegue no seu sub-consciente e consequentemente, nos seus sonhos.

Também de notar que Inception tem os melhores efeitos visuais até a data. Que se fodam os ambientes naturais de 'Avatar', cidades a torcerem-se e merda a explodir é muito mais apelativo.

Enfim, este filme é sem dúvida o filme do ano, e provavelmente a obra prima de Christopher Nolan.

Resta a grande pergunta, que todos se fazem por esta altura...

SUPERA THE DARK KNIGHT?

Mind bending vs Mind blowing


Há quem diga que sim, há quem diga que não.Vamos por as coisas desta maneira.
Preferem um filme que explora a mente humana e a percepção da realidade, ou um filme que explora a criminalidade, corrupção e a insanidade do ser humano?
Não se pode fazer uma comparação directa, devido aos géneros de filme diferirem, mas uma coisa vos digo. São os melhores filmes do século XXI.

Christopher Nolan já deixou certamente a sua marca na indústria cinematográfica com dois filmes excelentes em cada área e Inception É o melhor filme deste ano.


' Um filme com uns pormenores excelentes
e screenplay excelente. Bastante sério onde
o humor é praticamente inexistente.
Equipara-se a The Dark Knight, não o superando
no entanto."
Nota: 9/10



' OMG WTF JIZZED IN MY PANTS! Melhor
filme de sempre! Christopher Nolan fez
a obra da sua vida. Supera The Dark Knight! '

Nota: 10/10


Nota: 9.5/10

Sem comentários: