segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Análise a "Forza Motorsport 3"





Durante muito tempo a expressão "simulador de automóveis" tem estado associada a um jogo: "Gran Turismo" da Poliphony Digital. Desde a sua estreia na Playstation original, a série GT esteve sempre à frente nas escolhas da crítica e do consumidor, quer pela sua jogabilidade realista e gratificante e grafismo de ponta. A Microsoft, com a sua consola Xbox, precisava de um jogo à altura, a série PGR não chegava... E foi então que em 2005, enquanto se jogava GT4 na Playstation 2, a Turn 10 Studios lançou a sua obra, Forza Motorsport, com inovações de jogabilidade e assistências, gráficos alucinantes e som de alta qualidade, era isto que os jogadores da Xbox estavam à espera, um simulador puro, considerado por muitos, como superior ao "rei" Gran Turismo.

A glória continuou na nova geração, em 2007 com FM2 na Xbox 360, onde uma enorme comunidade de "tuners", "racers" e "designers" nasceu através da magia do XBL. E foi na E3 de 2009 que a Turn 10 anunciou a terceira entrada nesta prestigiada série de corridas, Forza Motorsport 3, com novas funcionalidades online, um impressionante motor de física e bólides hiper detalhados, era impossível não ficar impressionado com este jogo. Sempre fui um grande adepto à série GT, tendo um carinho especial pela série, no entanto, ao ter apostado na consola da Microsoft na actual geração, decidi experimentar o seu maior rival e o meu único arrependimento: Não o ter descoberto mais cedo! Forza Motorsport 3 é, sem margem de dúvidas, o melhor jogo de corridas automóvel desta geração, com uma condução extremamente realista e gratificante, funcionalidades online dinâmicas e inovadoras e uma dedicação enorme ao tema do automobilismo, nota-se mesmo que FM3 foi desenvolvido por amantes de carros para amantes de carros...

"Bem-vindos a Forza Motorsport 3, onde os sonhos são conduzidos".

O modo principal de FM3 é "Season Play", um modo carreira que se estende ao longo de seis anos, onde competiremos em 200 eventos, que conferem ao jogo uma longevidade enorme e que compreendem entre carros pequenos, em pequenas pistas, até potentíssimos carros de alta performance em pistas como a consagrada 24 de Le Mans. Este modo é duradouro com cada ano a tornar-se cada vez mais longo e os eventos mais puxados e competitivos. No fim de cada corrida receberemos experiência (XP), que acumulará ao longo de 50 níveis do piloto e 5 por cada carro, dando como recompensa, novos carros entregues à nossa garagem e descontos nas peças da respectiva marca do carro, e créditos (CR), a moeda do jogo, que podemos utilizar para adquirir novos bólides e "upgrades" para os carros já existentes na nossa garagem, que podem compreender entre 400 carros diferentes, de mais de 30 marcas mundialmente conhecidas como Porsche, Audi, Ferrari, BMW ou Masaretti, para enumerar apenas alguns.

A quantidade de CR e XP vai depender das ajudas que tenhamos ligadas, o que nos leva à acessibilidade que a Turn 10 nos quis oferecer para o seu novo jogo, temos inúmeras ajudas que vão desde a clássica linha de ajuda até ao Auto Brake, que trava pelo jogador, quanto menos ajudas tivermos mais créditos ganharemos, o que torna FM3, o simulador mais amigável de sempre, havendo sempre uma experiência perfeita para qualquer jogador, muitos podem achar esta acessibilidade má, mas eu considero isto como um grande mais, capaz de trazer muitos jogadores receosos até a este género de jogo. Se quiserem uma experiência mais casual ou quiserem experimentar os carros dos vossos sonhos ao longo de cerca de 100 circuitos, dirijam-se ao modo Free Play e divirtam-se. Terão também um modo online, onde poderão desafiar todo o mundo através do XBL nas mais diversas provas como Drag, Circuit ou Drift.

Mas se pensam que FM3 é só correr, desenganem-se! Terão também um complexo editor de pinturas para os vossos carros, casa dos maiores artistas da comunidade Forza e opções variadas para os vossos Tune Setups. Tudo isto pode ser posto à venda por créditos no jogo na vossa Storefront, uma loja online onde podem postar as vossas fotos, replays, tunes e designs e tornarem-se uma lenda viva na comunidade Forza! Também têm uma Auction House onde podem leiloar os vossos automóveis. Esta componente online está muito bem conseguida e aproxima ainda mais a comunidade Forza, criando uma experiência de jogo rica e dinâmica dentro do género de corridas.
No ponto de vista técnico, Forza 3 é uma espada de dois gumes, digo isto porque apesar de os bólides estarem extremamente realista e o som dos motores nunca pareceu tão credível, a visão de cockpit e os ambientes circundantes pecam pela falta de vida e detalhe... Num jogo de corridas, compreende-se que as paisagens não sejam o foco da produtora, mas era sempre mais agradável vermos um pouco mais de brilho nessas secções. Outro defeito que encontrei no ponto de vista técnico é o sistema de danos que apesar de estar excelente em termos físicos, peca na parte cosmética, onde um choque frontal a 266 Km/h apenas risca a pintura do carro, isto é inaceitável na altura onde jogos como DiRT 2 ou GrID "arrancam" as peças para fora num espectáculo visual estimulante, se FM3 tivesse tal sistema de danos, seria talvez o melhor jogo de carros de sempre!
Forza Motorsport 3 assume-se como o jogo de corridas definitivo desta geração, com um motor de física impressionante, condução realista e viciante e uma grande experiência online, este jogo até me deu mais vício que Modern Warfare 2!! Aconselho a todos os possuidores de uma 360 e amantes de carros, os que não têm uma 360 e estão fartos de esperar por GT devem dar uma olhadela.


  • Condução gratificante e mais realista de sempre
  • Longevidade
  • Boas ideias em termos sociais
  • Um jogo feito para os verdadeiros amantes de carros
  • Acessível
  • O melhor simulador de todos os tempos

  • Alguma falta de polimento nas paisagens
  • Parte cosmética do sistema de danos


Veredicto final:

GRAFISMO: 80 

 - Podia estar muito mais polido, destaque para o detalhe posto nos carros.

SOM: 90
 - A banda sonora é agradável, mas o som dos motores é a verdadeira música!

JOGABILIDADE: 98 
- A melhor condução de todos os tempos! Viciante e acessível. A Storefront é incrível!

LONGEVIDADE: 100
Estão a gozar?? 200 eventos, Storefront e corridas online, há que chegue até ao Forza 6!



Nota: 95%


DETALHES DO JOGO:

NOME: Forza Motorsport 3
PRODUTORA: Turn 10
EDITORA: Microsoft Game Studios
GÉNERO: Simulação
DATA DE LANÇAMENTO: 23 de Outubro, 2009
CLASSIFICAÇÃO: 3+

Nota: Esta análise foi feita com a Special Edition




Sem comentários: