segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Análise a "Modern Warfare 2"

Um dos FPS mais aclamados de sempre, CoD4: Modern Warfare, teve direito à sequela, como era de esperar, que passou Halo 3 e GTA 4 e tornou-se o jogo mais vendido de sempre no dia de lançamento.
Está certo que foi lançado para 3 plataformas ao contrário dos outros dois jogos, mas é um marco notável na história dos videojogos.
Será que de facto mereceu ter tão elevado número de vendas?
A resposta é um SIM, com uns toquezinhos muito leves de NÃO.



Modern Warfare 2, falando agora da campanha, segue os eventos de CoD4, 5 anos mais tarde, onde o personagem que controlávamos, Soap MacTavish, é agora nosso capitão, encarnando nós a pele de Gary “Roach”.

Depois de Price ter empurrado a sua pistola a MacTavish, este abateu Zakahev e dois guardas, dando assim o fim à campanha de CoD4. Poderão ver esse momento épico no vídeo que se segue.
 

Sendo assim, Makarov, dará continuidade aos planos de Zakahev nesta sequela.
Ambas as campanhas partilham semelhanças. Como não podia deixar de ser, controlamos mais do que um personagem durante o Single-Player e existem missões memoráveis como é o caso da missão na neve, Cliffhanger, onde controlamos motas de neve, e baseado nisto, temos duas missões de Special Ops.

Em CoD4, tínhamos uma missão igualmente épica, onde tínhamos de, usando a arte do “stealth” (sim é uma arte, não é qualquer um que dá uma de Sam Fisher) chegar a um edifício e snipar Zakahev.
Temos também uma missão de stealth em Modern Warfare 2, também decorre na neve e é espectacular!
A história em si, bem, tem mais twists, muitas mais reviravoltas, traições e o “big boss”é alguém que vocês não devem estar à espera.
Se na última missão de CoD4, usando uma pistola, e estando estendidos no chão tínhamos de matar Zakahev, na sequela está algo igualmente épico!

[Spoilers]
Encarnando Soap MacTavish (tal como em CoD4), temos de matar o big boss, estando estendidos no chão novamente, com apenas uma faca! Garanto-vos que é um momento espectacular! Ver o tipo levar com uma facada na fuça é sem dúvida, gratificante, especialmente porque ele matou Roach e Ghost.
[Spoilers]

A campanha pode ser até bastante interessante, mas é extremamente curta. Cerca de 5-6 horas em Hardened, foi o tempo que demorei para a completar. Ficarão com um gostinho de “quero mais!”.
Ou talvez até não. Talvez o que vocês queiram mesmo é o multiplayer! Foi este aspecto que tornou CoD4 um jogo praticamente imortal.

Modern Warfare 2 não foge à regra, porém, a Infinity Ward, não lançou uma BETA e no inicio surgiram bastantes erros, nos quais se incluem munições infinitas, javelin glitch e o pior de tudo, existem dezenas de vídeos na internet de como se tornar nível 10 de Prestige e desbloquear todo o tipo de itens, copiando e alterando apenas um ficheiro do sistema do jogo.
Imperdoável, esta falha Infinity Ward, imperdoável!



Mas depois do patch ter sido lançado, estes erros desapareceram… Mas alguns ainda continuam ali.
Modern Warfare 2 traz cerca de 20 mapas, uma maior variedade de armas e perks para personalizarmos o nosso personagem e criar as nossas próprias classes.
As Challenges mantêm-se e, acreditem, para desbloquearam tudo o que há para desbloquear, e eu refiro-me a armas, Red Dot Sights, Grenade Launchers, FMJ’s e coisas desse género… Vão ser necessárias muitas horas de jogo… Mesmo muitas horas de jogo.
As challenges são mais que muitas e algumas estão um pouco mal distribuídas, mas no geral, está bastante aceitável.

Uma coisa que acho um pouco ridícula é o “Akimbo”; este resume-se a um “attachment” que nos permite usar duas armas secundárias, ou seja, dual-wield. Perdemos a habilidade de apontar a nossa arma, mas ganhamos mais poder de fogo. Claro que existem armas em que isto é absolutamente overpowered. Nas Model 1887, isto é um abuso! Kill streaks superiores a 10 usando apenas essa arma em akimbo.

Em relação aos perks, mantem-se o mesmo esquema; perks azuis, vermelhos e verdes.
A Infinity Ward achou por bem criar um Pro mode para cada um desses perks. Para desbloquearmos esse “Pro mode” temos de completar mais uma challenge.


Perk Slot 1

Marathon | Marathon Pro

Marathon Perk Ability: Unlimited sprint.

Pro Ability: Get over obstacles faster.

Sleight of Hand | Sleight of Hand Pro

Sleight of Hand Perk Ability: Faster reloading.

Pro Ability: Gives a speed boost to how fast you can aim down the sight of your weapon.

Scavenger | Scavenger Pro

Scavenger Perk Ability: Full resupply from dead enemies.

Pro Ability: Extra magazines.

Bling | Bling Pro

Bling Perk Ability: 2 primary weapon attachments.

Pro Ability: 2 secondary weapon attachments.

One Man Army | One Man Army Pro

One Man Army Perk Ability: Replaces your secondary weapon. This allows you to change your class at any given time during a match.

Pro Ability: Swaps classes even faster.

Perk Slot 2

Stopping Power | Stopping Power Pro

Stopping Power Perk Ability: Increased bullet damage.

Pro Ability: Increased bullet damage vs. helicopters and aircrafts.

Lightweight | Lightweight Pro

Lightweight Perk Ability: Move faster.

Pro Ability: Allows you to do a quick aim after sprinting.

Hardline | Hardline Pro

Hardline Perk Ability: Killstreaks require 1 less kill.

Pro Ability: Death Streaks require 1 less death.

Cold-Blooded | Cold-Blooded Pro

Cold-Blooded Perk Ability: Undetectable by UAV, air support, Sentry Guns, and thermal.

Pro Ability: No red crosshair or name shown when you are targeted.

Danger Close | Danger Close Pro

Danger Close Perk Ability: Increases explosive weapons damage.

Pro Ability: Increases air support damage.

Perk Slot 3

Commando | Commando Pro

Commando Perk Ability: Increased melee distance.

Pro Ability: You don't take any damage from falling.

Steady Aim | Steady Aim Pro

Steady Aim Perk Ability: Increased hip-fire accuracy.

Pro Ability: You can hold your breath for a longer period of time.

Scrambler | Scrambler Pro

Scrambler Perk Ability: Scrambles (jams) the enemy radar in a small radius.

Pro Ability: Delays enemy Claymores, thus allowing you to avoid the explosion if you are fast enough.

Ninja | Ninja Pro

Ninja Perk Ability: Invisible to heartbeat sensors.

Pro Ability: Allows you to move silently.

SitRep | SitRep Pro

SitRep Perk Ability: Insertions. This will reveal enemy explosives and Tactical Insertions.

Pro Ability: Makes enemy footsteps louder.

Last Stand | Last Stand Pro

Last Stand Perk Ability: Allows you to survive a normal death. You will drop to the ground and pull out your pistol.

You can crawl in Last Stand, which was not possible in Call of Duty 4. Last Stand ends after ~10 seconds or if you get shot again, and in both cases, you will die.

Pro Ability: This allows you to use your equipment too, for example, frag grenades and throwing knives.

Para além do multiplayer que é o triunfo de Modern Warfare 2, temos um modo igualmente inovador, o Special Ops, que consiste num modo de cooperação onde com a ajuda de um amigo, passamos vários níveis, uns baseados na campanha, outros mais distintos. Uma das missões de Spec Ops, é quando um dos parceiros controla um helicóptero, dando apoio aéreo ao seu colega que se encontra em terra, no campo de batalha. Muito bem pensado!
Se nos referirmos aos aspectos técnicos, MW2, está num nível muito bom.
Gráficos detalhados, porém as explosões poderiam ter sido melhoradas, jogabilidade excelente, típica de CoD e a música épica não falta. Por vezes o diálogo tem umas falhas aqui e ali, nada de mais, mas certamente poderia ter sido melhorado, não chegando ao nível de Gears of War.

Modern Warfare 2 é provavelmente o único jogo em que os ingleses são fixes!



É um excelente shooter, para apreciadores é obrigatório, especialmente para aqueles que gostam da guerra moderna.
A campanha é curta, porém proporciona alguns momentos bastante épicos, o Spec Ops é inovador, o multiplayer é sólido, embora não seja à prova de campers ou cheaters (sim, existem jogos à prova de campers).

 Positivo:

  • Special Ops
  • Multiplayer
  • Banda Sonora
  • Algumas missões Single-Player memoráveis



 Negativo:

  • Campanha curta
  • Glitches no modo online
  • Modo online irritante e frustrante como o caralho

Nota: 89%




1 comentário:

Anónimo disse...

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