quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

WTF Top 10: Melhores Side-Scrollers



Depois de uma pausa prolongada, o WTF Top 10 volta! Esta semana vamos enumerar os 10 melhores side-scrollers na nossa opinião. Os side scroller sempre foram um género muito apreciado pelos gamers, vá lá! De certeza que ainda se lembram de terem jogado o Mario pela primeira vez no Gameboy, ou de andar à procura de áreas secretas em CastleVania, bons tempos não foram? Lembrem-se: Beat em ups, plataformas, tudo vale desde que se ande de lado! Vamos a isto:

CASTLE CRASHERS (XBLA)

Cboxcastlecrashers.jpgComeçamos a nossa lista bem com o frenético beat em up do XBLA, Castle Crashers, que não só serviu para nos relembrar como era esse género antigamente como também nos viciou completamente! Com uma jogabilidade virtualmente perfeita, excelente banda sonora e um coop até 4 pessoas, Castle Crashers é um título indispensável para os amantes do género.

NEW SUPER MARIO BROS. (DS)

NewSuperMarioBrothers.jpg

Muitos dizem que o original da NES é, sozinho, responsável pela ressurreição dos videojogos após o crash de 1983, com a sua jogabilidade acessível e viciante, Mario tornou-se num herói e um dos maiores fenómenos de videojogos. Em 2006, esta marcante aventura foi reeditada e remasterizada com novos conteúdos e outras deliciosas surpresas. Com o charme do original, mais uma colectânea de divertidos mini-games, este é um dos melhores jogos disponíveis para o sistema.

SONIC THE HEDEGHOG (MEGADRIVE)

Sonic1 box usa.jpgApesar de hoje em dia, o Ouriço Azul andar muito mal, havia uma altura, uma gloriosa altura em que este era tudo! Sonic The Hedgehog veio rivalizar com o fenómeno Mario, veio criar muitas discussões de jardim-de-infância sobre quem era melhor e mostrou-nos que ser rápido era tudo… A ver se as coisas viram para o melhor no futuro para a grande mascote da Sega.

SHADOW COMPLEX (XBLA)

Shadow Complex cover.jpgA CHAiR e a Epic aliaram-se para criar aquilo que é talvez, o XBLA mais antecipado, hypado e explosivo de sempre, Shadow Complex é a genial mistura de elementos modernos com clássicos como CastleVania ou Metroid, vão perder horas a explorar o misterioso complexo, enquanto matam muita gente, saltam, fogem, rebentam e encontram imensas recompensas. Shadow Complex é um clássico instantâneo, pode ser o side-scroller mais explosivo e fixe de sempre, mas houve quem subisse mais alto que este Golias…

MEGAMAN (NES)

MegamanBox.jpg Podem perguntar-se onde já joguei este clássico devido à sua idade, meus amigos: ATL. Ainda me lembro das tardes que passávamos com as Ataris e NES’s porque o ATL não tinha dinheiro para uma Playstation, ah… bons tempos. Megaman foi um dos jogos que me fez perder muitas tardes e adorar estar lá preso, excelente bosses, música e elementos de plataformas, Megaman é, sem dúvida um clássico dos videojogos!

RAYMAN (PSone)

Rayman Coverart.pngComo o ATL não andava nem desandava, tive de ser eu a tomar medidas e lá cravei uma PSone para mim! O meu primeiro jogo foi nada mais nada menos que Rayman, que mais tarde se viria a tornar o meu personagem de videojogos favorito, para quem já não se lembra ou não conhece, houve sim uma altura em que Rayman era um célebre herói de plataformas, em 1995 vimos a sua estreia, num dos side-scrollers melhores de sempre, colorido, mágico, difícil e desafiante, um jogo de plataformas 2-D perfeito, por assim dizer, este também foi o jogo que lançou a produtora UbiSoft para a ribalta, portanto, todos os viciados em jogos de Tom Clancy e Assassins Creed ou POP, dêem graças a este jogo!

CASTLEVANIA: SYMPHONY OF THE NIGHT (PSone)

European cover art Não foi o primeiro Castlevania que joguei (foi o da DS, Portrait of Ruin, que me fez querer desenterrar este clássico), mas este é sem dúvida o melhor, para o seu tempo, Vânia apresentava uma jogabilidade completa com muito ênfase na exploração, passado no enorme castelo do conde Dracula, são muitas as áreas secretas e chicoteadas que terão de dar para passarem este enorme clássico, agora se me dão licença… vou tentar matar o Drácula OK?

SUPER MARIO BROS. 3 (GAMEBOY ADVANCE)

Smb3.jpgDeixem-me só dizer aqui uma coisa: POWER-UPS! Super Mario Bros. 3 é o melhor Mário side scroller de sempre! A jogabilidade base ainda se mantém, mas novos power-ups, inimigos e outras surpresas tornam este clássico um dos melhores de sempre, sem dúvida IMPERDÍVEL!

ODDWORLD:ABE’S EXODDUS (PSone)

Oddworld - Abe's Exoddus Coverart.pngEste é um título que muitos de vós não devem ter jogado infelizmente, pois é um dos jogos mais belos e complexos que já joguei, Oddworld é um universo que dá prazer em explorar, que nos dá motivação para jogar graças à sua narrativa envolvente e a maneira como surge interlaçada, este é o side scroller mais bem classificado da minha lista de videojogos favoritos, a jogabilidade é excelente, combina o estilo de plataformas semelhante ao dos primeiros Princes com puzzles geniais e controlo de inúmeras personagens, um dos melhores sem dúvida, mas quem aterrou em primeiro?

SUPER METROID (SNES)

A video game cover. A person in a powered exoskeleton fires a projectile at a winged beast. No topo da nossa lista encontramos a melhor aventura em 2D da heroína Samus Aran, Super Metroid para a SNES tinha tudo: Boa música, excelente jogabilidade e grafismo. Saltar, disparar e explorar nunca foi uma tarefa com as habilidades especiais de Samus e bosses imaginativos davam ainda mais vontade de levar esta aventura até ao fim… Sem dúvida O side-scroller!

E então? Que acharam? Não se esqueçam de dizer a vossa opinião na secção dos comentários abaixo! Para a semana haverão mais números com o RBchaos!!

2 comentários:

joao disse...

lol mas ke merda e esta?
mario e sonic nus ultimus lugares?
sadow copmlex a frente! megama tbm lol sai daki n precebs nada disto

André Franco disse...

Para a próxima, faz o favor de fazer críticas constructivas e mais educadas OK?
Já agora queria ver o teu top!