sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Crítica do filme "Avatar"


IMDb - 8.7/10


Metacritic - 82/100


Realização - James Cameron


Género - Ficção Científica | Aventura | Acção


"Será que valeu 14 anos de espera?"

Não me levem a mal, mas Avatar está uma desgraça! Falha em simplesmente tudo o que é importante, por outras palavras...
Estou a gozar convosco! Ou será que estou?

Avatar é um marco na indústria do cinema que ficará na memória de muitos. 14 anos de desenvolvimento nas mãos do grande James Cameron, que prometeu fazer deste um dos melhores filmes de sempre.

Tretas. Avatar é certamente dos filmes que vistos no cinema, com pipocas e sumo ao vosso lado, vos fará passar quase 3 horas sem desviar os olhos do grande ecrã, a questão é que é essencialmente isso: um festival de efeitos visuais gerados em computador.




Avatar tem um desenrolar de acontecimentos minimamente interessante, mas completamente previsível, não se destacando assim pelo seu conteúdo, seja a história ou a representação, que não deixa qualquer marca.

O que deixa uma marca no entanto, são as florestas magníficas com seres vivos esbeltos que vos irão surpreender. 14 anos de desenvolvimento deram naquilo que provavelmente é um dos filme com melhores efeitos especiais de sempre; todos os personagens estão detalhados, a água, os animais, as explosões, tudo!

Avatar é um filme que marca pelo visual e cinematografia, mas não é o melhor filme deste ano.

Talvez queiram passar os olhos também por "The Hangover", "Inglourious Basterds", "Watchmen" e "Up", mas todos, na minha opinião, superiores a Avatar.

Respondendo à pergunta inicial...Não, 14 anos de espera, é demasiado para este filme. É certo que é uma revolução em termos de visuais e é um marco no cinema neste campo... Mas com 14 anos, foda-se, que arranjassem um guião melhor.

Nota: 7/10

Sem comentários: