quarta-feira, 21 de outubro de 2009

WTF Top 10: Melhores filmes de comics



Gostaram dos últimos dois tops? Bom... esta semana estou de volta para mais um "WTF Top 10", desta vez para vos apresentar os 10 melhores filmes de banda desenhada alguma vez feitos, na visão dos tipos aqui da WTF.
Comics e filmes... apesar de termos visto excelentes comics transformados em autênticas bostas cinematográficas, vimos também (felizmente) filmes inspirados nas histórias dos quadradinhos que conquistaram não só os fãs como os críticos e alguns são considerados até um marco na história do cinema! Fiquem com o Top:





BLADE

Interpretado por Wesley Snipes, o caçador de vampiros mais famoso dos comics foi adaptado em 1998 para o grande-écran, com efeitos especiais de primeira e boas actuações, este foi um dos primeiros filmes que nos mostrou que os comics não são só para crianças, Blade originou um triologia, mas nenhum filme foi tão bom quanto o nosso primeiro encontro com este senhor.







SPIDER-MAN

Quando o primeiro filme da trilogia do herói mais famoso da Marvel estreou nas salas de cinema, Spidey tornou-se de novo num fenómeno, o filme também foi bastante bom, com excelentes efeitos especiais e uma história digna do herói em se inspira. Infelizmente para o Spidey, houve mais oito filmes que escalaram mais alto do que ele.







BATMAN BEGINS

Depois de uns filmes embaraçosos, o homem-morcego fez uma pausa prolongada do mundo do cinema, e foi em 2005 que mundo testemunhou a sua esmagadora "comeback". "Begins" apresentava um enredo mais maduro e complexo, actores de primeira como Christian Bale (que revitalizou por completo o Bats) ou Gary Oldman, só para dizer uns quantos. Sem dúvida um grande filme e talvez uma das melhores revitalizações de carreira dos últimos anos.








V FOR VENDETTA
Ora aqui está um que poucos devem conhecer, ou saber que este filme foi inspirado num comic-book, V for Vendetta foi uma intensa e profunda graphic novel por Alan Moore, um dos maiores escritores de histórias aos quadrinhos de sempre. A história conta a demanda por vingança de V, um sujeito misterioso que luta contra o governo totalista britânico. O filme, como a novel é arrepiante com uma excelente interpretação de Hugo Weaving como V e realizado pelo par de "manos" que nos trouxeram a trilogia Matrix.









IRON MAN
Outra grande personagem da Marvel trazida para o grande-écran, Iron Man é uma das mais gloriosas conversões BD - cinema, Robert Downey Jr. interpretou um papelão como Tony Stark, que se tornou uma das nossas personagens favoritas no mundo do cinema. O enredo é um dos melhores do anos, muito actual mas sempre com aquele feeling das aventuras dos quadradinhos, o elenco também não fica nada atrás com Gwythen Paltrow e Jeff Bridges a acompanhar Robert "Stark" Downey Jr.. Um filme memorável, sem dúvida, mas ficou fora do Top 5, quem terá entrado?









OS FILMES DE XMEN
Ok... isto é um pouco anti-climático... A série X-men é sem dúvida, a melhor adaptação dos heróis da Marvel, o elenco (particularmente Hugh Jackman) é excelente e o enredo é sempre muito bom, basicamente todos os filmes da saga X-MEN são bastantes bons e estão ao mesmo nível na minha humilde opinião, considerem isto uma excepção.









300
Realizado por Zack Snyder, 300 é o filme cuja a graphic novel em que se inspira foi uma das primeiras que, escrita por Frank Miller, 300 conta a história de 300 espartanos que partem para uma guerra contra milhões e milhões de persas, o filme está soberbo visualmente e muito fiel ao material de fonte, sangrento, violento e politicamente incorrecto, 300 assegura a sua posição no nº4. THIS IS SPARTA!!!










SIN CITY
Ah... Sin City... outra do Frank Miller, Sin City é daqueles filmes que podem ser considerados "art movies", o enredo é fantástico, o elenco simplesmente GENIAL! (Mickey Rourke, Bruce Willis, Rosario Dawson, Benício del Touro, Clive Owen e ainda a bela, Jessica Alba), Sin City conta a história dos perigosos habitantes deste "fim do mundo", uma autêntica cidade do pecado sem regras, tudo retratado num estilo visual simplesmente brilhante, Sin City fica na base do pódio, quem terá ficado à frente?









WATCHMEN
A derradeira obra de Alan Moore, Watchmen é considerado como O melhor comic de sempre, uma história negra e adulta, onde os super-heróis são pessoas verdadeiras, com complexos, problemas e pancas, Watchmen sempre foi considerado como "impossível de sair perfeito", em parte é verdade, o filme tem algumas falhas em termos de coerência do enredo e o fim é um bocado... lame... mas o estilo visual sem precedentes, os papelões de Billy Crudup, Jeffrey Dean Morgan e Jackie Earley Haley e o enredo bizarro e complexo tornam este um dos melhores filmes de comics. Já devem ter adivinhado o nº1 por esta hora...










THE DARK KNIGHT
Bem vindos a um mundo sem regras... Já devem ter visto o Begins lá para baixo, este é o derradeiro filme de comics, de Batman e... DE SEMPRE, The Dark Knight não é só um filme de comics, The Dark Knight é um marco na história do cinema com um enredo de cair o queixo e uma interpretação que até na quarta visualização ainda dá arrepios!! Parabéns Christopher Nolan, apenas este homem conseguiu compreender de maneira, praticamente infalível, a essência de Batman, parabéns também ao maravilhoso elenco e parabéns ao actor Heath Legder por ter feito uma das melhores actuações de todos os tempos! Que descanses em paz!!



Bom... chegámos ao fim, para a semana há mais com o RBchaos e não esqueçam de aceder aos comentários e postarem as vossas opiniões!









3 comentários:

Muse disse...

WTF... V for Vendetta em 7º??? Atrás do Iron Man??? WTF?????

O V é o melhor filme de sempre, devia estar no 1º lugar, logo a seguir era o Dark Knight... 7º????

RB disse...

Não, Muse, o The Dark Knight é o melhor filme de sempre :P
O V for Vendetta nunca vi, tenho mesmo de o ver :P

;)

André Franco disse...

Ó Muse, também não se exagera!!
O V é sem dúuvida um grande filme, mas não é a melhor conversão comic-cinema de sempre pá!

Cumps.