sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Crítica do filme "Back to the Future"


IMDb - 8.4/10

Metacritic - N/A (filhos da...)

Realização - Robert Zemeckis

Género - Ficção Científica; Aventura

Perguntem aos vossos pais ou avós; sim, este filme é um clássico.

Back To The Future conta a história de um típico adolescente americano nos anos 80, que quando um amigo seu, um cientista um pouco para o maluco, lhe pede para ir ter com ele e levar a câmara de filmar... qual não é a sua surpresa que vê aquilo que ele iria filmar era uma máquina do tempo inventada pelo cientista!
Entretanto um acidente acontece, e eles são abordados por líbios que os tentam matar porque o cientista (vamos chamá-lo de Doc.), enganou-os com o plutónio (que é o que permite que a máquina do tempo funcione).
Então, Marty (o adolescente), mete-se no carro e arranca para não ser apanhado. Ele ultrapassa os 140 km/h que é a velocidade a que a máquina do tempo os transporta para a data pretendida e vai parar a 1955, o tempo dos seus pais...
O grande problema é que ele impede que os seus pais se conheçam... e se os seus pais não se conhecerem, ele não nasce... por isso tem de pedir ajuda ao Doc. de 1955 para voltar a 1985 depois de fazer com que os seus pais se apaixonem... só que... não há plutónio!

O enredo é cheio de reviravoltas e paradoxos; para mim, Back to the Future é um filme inteligente, talvez um dos filmes mais inteligentes que a indústria cinmetográfica já conheceu.





Se quanto ao enredo estamos conversados, passemos à representação.
Michael J. Fox que desempenha o papel de Marty, tem uma excelente performance, sem sombra para dúvidas (eu gostei muito) e o Doc. (Christopher Lloyd) é um personagem memorável. Sempre acelarado, atrapalhado, com uma personalidade muito característica... neste aspecto o filme não desilude. Aliás, não desilude em ponto nenhum!

Até os efeitos visuais são excelentes para a época em que foram feitos (1985). Basta dizer que Steven Spielberg este envolvido e basta.

Basicamente, Back to the Future é um filme que eu considero simplesmente OBRIGATÓRIO!

Nota: 9.6/10

Existe um blog dedicado apenas à triologia "Back to the Future".
Podem visitá-lo aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

You really make it ѕeem really easy ωith youг presentatiоn however I to
find this topiс to be actually somеthing which I feel I'd by no means understand. It seems too complicated and very vast for me. I am looking ahead on your subsequent put up, I'll
attempt to get the hang of it!

Feel free to surf to my blog post: Vida Vacations

Anónimo disse...

It's truly very difficult in this full of activity life to listen news on Television, so I only use the web for that reason, and take the hottest news.

Have a look at my web site ... Vida Vacations
My web site :: vida vacations

Anónimo disse...

Gooԁ resρonԁ in гeturn of thіs issue with
solid argumentѕ anԁ ԁeѕcribіng
thе whоle thing аbout that.

My homеpаge Lloyd Irvin

Anónimo disse...

Hi! Do you know if they make аny ρlugins tο protеct against
hackers? I'm kinda paranoid about losing everything I'vе worκed haгd оn.
Any recommenԁаtions?

Feel free to surf tо my ωеb site - reputation management