segunda-feira, 13 de abril de 2009

Efeito especial Jumper

«por RB»

Ora, como presumo que saibam, eu gosto bastante de cinema, e uma das coisas que mais me interessou foi a maneira de como as coisas "apareciam" no ecrã. Heróis a voar, balas em câmara lenta, teletransportes e etc... tudo isso foi já há muito tempo, quando era novinho. Faz justamente um ano que comecei a trabalhar com programas de edição de vídeos mais profissionais (Movie Maker não incluído) e comecei a querer saber mais sobre cinema. Então comecei a trabalhar com Sony Vegas Movie Studio. Apesar de todo o leque de possibilidades que fornecia, eu sentia a necessidade da ferramenta "Mask". Por isso passei para Sony Vegas Pro. E até hoje é esse o meu programa de eleição, já que tem conseguido fazer praticamente tudo o que necessitava. Um dia deses resolvi fazer um efeito de teletransporte muito básico. Até que nem saiu muito mal, tendo sido o meu vídeo mais visto e comentado, mas sempre soube que não era nada de especial.
Comecei então a sentir a falta de um programa que me permitisse fazer este efeito mais realista, já que na minha curta metragem, o mesmo será utilizado. Então tinha o After Effects CS4. Todo contente, confiante de faria um efeito bem melhor, instalo o programa e qual não é o meu espanto quando me aparece uma caixa de diálogo a dizer que necessito de 1GB de memória RAM. Visto que o meu PC já é velho (cerca de 6 anos), esqueci isso e voltei para o Vegas. Então, algum tempo mais tarde, um amigo diz-me que instalou o After Effects tendo só 512 mb de RAM, como eu. Peço-lhe o programa e ele dá-me. Então ao ver aquilo, bateu-me: "Porra! Que burro! O que eu tinha era o CS4!! O CS3 só necessita de 512 mb! Como é que não me lembrei disso?". Isto tudo passou-se há cerca de 1 mês; agora também uso After Effects, mas só quando existe alguma coisa que não consiga fazer no Vegas. E essa coisa foi o efeito realista do filme "Jumper". Comecei a trabalhar com aquilo e acho que fiz um efeito bem fixe.
O que acham?

Sem comentários: