sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Programas de edição de vídeo

No ano passado, em meados de Março deu-me a pancada do cinema. Queria ver filmes, queria fazer vídeos, queria aprender efeitos especiais e até me ocorreu a ideia de fazer um filme. Depois do Verão, essa pancada simplesmente, passou-me. Porém durante o Verão, na altura em que tive a pancada, aprendi a fazer efeitos que considero muito bons. Mas o que este artigo traz de essencial é o programa! Programa para editar vídeos. É claro que é necessário ter um programa para realizar os nossos vídeos.

Windows Movie Maker
Foi com este programa com que comecei. Vinha de origem com o computador e achava-o muito bom, apesar das enormes limitações. Mas conseguia por som, fazer umas transições, umas apresentações... mas este software só é recomendável àquelas pessoas que fazem vídeos simples e que no fim ao cabo, não mostram grande qualidade, é mais para apresentar ou dar informações através de vídeo.

Sony Vegas
Este software foi a minha salvação, e é o editor que uso até agora. Tem capacidade para produzir efeitos fenomenais, com qualidade excelente, além de também poder ser utilizado para trabalhos. É um software pago, porém, vale o dinheiro. É recomendado àqueles que querem aprofundar a qualidade dos vídeos, apostando essencialmente, nos efeitos especiais. Eu escolhi este software porque além de apresentar efeitos espectaculares, é muito fácil de trabalhar.

Adobe After Effects
Este foi outro editor que também me deu volta à cabeça. Possui capacidade para produzir vídeos com qualidade soberba, melhor do que o Sony Vegas ou qualquer outro, mas o motivo pelo qual não o escolhi, foi porque me pareceu mais complicado de trabalhar. É recomendável somente, áqueles que têm tempo livre para trabalhar nos seus vídeos, e para apresentá-los com uma qualidade excelente.

Pinnacle Studio
Este software nunca me pareceu nada de especial, que pouco sei sobre ele. Apesar de não ter tantas capacidades como os seus adversários, Pinnacle Studio também possui qualidades muito boas e também é simples de trabalhar. Este é recomendável aos que gostam de aprimorar a qualidade dos seus vídeos.

Adobe Premiere
Este é outro que também me deixou na dúvida. E posso afirmar que o teria se o meu PC aguentasse com ele (necessito de o actualizar). É do mesmo género do After Effects, só que não necessita um computador muito optimizado e não possui tantos recursos, é do estilo do Sony Vegas, para produzir vídeos excelentes também.


Estes são os editores de vídeo que eu considero melhores, porém, existem inúmeros editores, alguns gratuitos que te podem ajudar a aprimorar a qualidade dos teus vídeos.
Se quiseres alguns tutoriais para Sony Vegas, Photoshop ou mesmo outros programas dá uma vista de olhos aqui.

Sem comentários: